5 conselhos para quem quer criar um Portfólio de Fotografia Pet do zero
- Duetto Fotografia Pet
- 16 de mai.
- 3 min de leitura
Se a fotografia pet é sua paixão e você quer investir nesse mercado, saiba que um passo muito importante para atrair seus primeiros clientes é a criação do seu portfólio.
É através dele que você será encontrado e fechará seus primeiros contratos, por isso nesse post, trouxe 5 conselhos para quem quer criar um portfólio de fotografia pet do zero (e que eu gostaria de ter ouvido lá no início da minha carreira na Duetto Fotografia Pet).
1 - Defina seu nicho em primeiro lugar
Escolha se você quer se concentrar em fotografar cães, pets e famílias, apenas gatos ou outra espécie de animais de estimação. Isso te ajudará a determinar o estilo da sua fotografia e outros fatores como marketing e persona.

2 - Selecione as suas melhores fotos
Inicialmente é comum termos poucas fotos ou até mesmo poucos clientes para montar um portfólio amplo, e por isso, acabamos usando todas as fotos de um único ensaio ou fotos parecidas de ensaios diferentes.
Escolha somente as suas melhores fotos pensando na narrativa visual que seu portfólio terá. Para isso, selecione fotos de pets de diferentes raças, tamanhos e personalidades para mostrar uma variedade criativa, além de ter assim, maior abrangência do assunto.
Se for preciso, convide alguns amigos que tenham pets para uma proposta de ensaio de portfólio conforme suas necessidades.

3 - Ter um site é um diferencial
Ter um site para hospedar seu portfólio é um diferencial entre os demais no mercado.
Você pode incluir informações sobre você e seus serviços, além de ser uma forma para que seu potencial cliente entre em contato com você de fora rápida.
Você pode também criar seu portfólio no Instagram, mas hoje essa é a forma mais comum. Se você quiser um destaque maior e uma forma extra de ser encontrado através de buscadores online como o Google, esse passo é essencial.

4 - Faça marketing dentro e fora das redes sociais
Promover seu trabalho de forma online com seu portfólio em redes sociais e site é ótimo, mas se elas acabassem por algum motivo hoje, seu negócio de fotografia pet sobreviveria?
Já parou para pensar nisso? Essa reflexão é necessária para que você não se esqueça de se conectar com possíveis clientes em eventos pet e locais prestadores de serviços pet e divulgar seu portfólio de forma presencial também.

5 - Não tenha medo de experimentar novos estilos
Talvez você ainda não tenha uma identidade definida em sua fotografia, e se tiver hoje, pode mudar daqui algum tempo, isso é normal. Faz parte da sua evolução no caminho da fotografia pet, portanto, não se prenda ao medo de experimentar novos estilos e técnicas fotográficas. O mercado da Fotografia Pet está em constante crescimento e novidades irão surgir, lembre-se de se manter atualizado e olhar com carinho parar essas novas maneiras de melhorar a sua arte.

Conselho Bônus:
Pesquise e conheça outros fotógrafos pet para se inspira. Use sua criatividade. Lembrando que cópia e plágio são crimes. Se inspire e se fizer algo relacionado a algum trabalho de outro fotógrafo, o comunique e dê os créditos, ok?
Aqui está uma lista com 3 fotógrafos pet atuais que sua arte inspira qualquer pessoa.
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